Ah... Saudade!

30/05/2013 17:49

Bateu aquela saudade agora da antiga FINMZ. Até pouco tempo as competições eram em formato de jogos amistosos. Mais de 200 equipes filiadas. A segunda maior federação de amistosos depois da CBDMZ. Foram cinco anos de jogos amistosos, mais de 20 competições oficiais, fora as internacionais. Ah, que saudade!

Sempre achava emocionante, mesmo meu time, o Vila Zumbi, não lutar muito pelos títulos da federação. Era legal ver a competitividade das equipes, mesmo não tendo a participação no fórum que eu tanto pedia.

Lembro da primeira competição, a Copa do Brasil, foram 31 equipes inscritas e eu ainda era meio inexperiente na organização de competições no Manager Zone. Recordo que tive um pouco de problema, houve reclamação de uma equipe que não vem ao caso citar agora, talves ela nem exista mais, mas fora isso, consegui levar bem a primeira competição.

Depois da primeira temporada, houve uma pausa, depois não parou mais e 7 temporadas depois, a federação infelizmente decaiu e teve que mudar para liga e copa de amigos. Confesso a vocês que fiquei muito triste com o ocorrido, mas depois de ano na fila dos solteiros, não podia priorizar um jogo e esquecer minha vida (risos).

Hoje, estou aqui, com nostalgia, ao ver o antigo site da federação (finmz.webnode.pt) com todas as competições que organizei com ajuda e muitas vezes sozinho. Foram 30 Campeonatos Brasileiros (21 em forma de Liga de Amigos, além de 6 fase final da 4ª Divisão também como liga de amigos), 8 Copas do Brasil, 6 Libertadores, 64 Campeonatos Estaduais, 1 Copa Sulamericana, 2 Grand Prix, 6 Copa Júnior, 9 Campeonatos Argentinos, 12 competições internacionais. Todas essas competições em formato amistosos.

Rapaz, como eu gostava disso, como eu gostava mesmo de organizar competições amistosas. Usar aquelas planilhas, o bloco de notas, depois o site de gerenciamento Todo Torneos (todotorneos.com), enviar jogos no livro de visitantes. Já tive dias de stress, quando em plena sexta-feira, estava eu sozinho divulgando em livro de visitantes. Muitos tentaram ajudar, mas nem todos permaneceram até o final. Agradeço pela ajuda de todos que passaram na antiga diretoria.

Infelizmente, a federação quase que acabou, mas consegui segurar a barra com as competições agora sendo em forma de liga e copa, mas não é a mesma coisa, não tem aquela graça de marcar amistoso, não tem aquela grande quantidade de times, não tem as competições internacionais.

Fiz amigos também na federação. O Renan, que cheguei a conhecer pessoalmente e ele chegou a ir no meu casamento, esses dias nos encontramos novamente em uma igreja de Curitiba. O John Érik, que ainda não cheguei a conhecer pessoalmente, que me ajudou sendo o vice-presidente da federação, mas só com idéias, porque trabalhar que é bom nada (risos). Fora o jeka, que o contato é pouco, mas considero muito por suas grandes contribuições financeiras. Tem o gewlaht, o jhonatabatista, esses são mais recentes. Enfim, tem outros, mas não vou ficar citando nomes e acabar passando batido.

Desculpa por este texto longo, só que, realmente, fiquei com vontade de escrever isso. Lembranças boas são as únicas que tenho desta federação que fez parte da minha vida, tanto que meu Vila Zumbi sempre estava capengando, esses dias que consegui chegar a div3, mas reformulei o elenco e já estou voltando pra div5.

Fica aqui felicidades a nova federação, chegar a 200 inscritos novamente vai ser bem mais dificil, com tantas federações espalhadas por aí. Amistosos? Se fosse só pra administrar sim, mas para organizar as competições, bem dificil eu voltar a fazer isso, mesmo às vezes a vontade me faz relembrar, como hoje, mas a falta de tempo me impede a retornar a organizar jogos amistosos. Falta corajosos para assumir a federação como amistosos novamente, ainda mais tendo que eu como um chato que não quer que ninguém coloque a mão para alterar as competições oficiais(risos).

Continuemos a jogar na federação, vamos tentar administrar da melhor maneira possível, participe das ligas e copas, convide seus amigos e... SEJA O MELHOR DO MUNDO!



Geovanildo Luiz da Silva